Quais são os gatilhos mentais mais usados?

Os 11 gatilhos mais importantes no Copywriting

Gatilhos mentais são ferramentas de linguagem que estimulam a pessoa a agir. É algo inerente ao ser humano, é como um programa que vem pré-instalado de fábrica, desde o tempo das cavernas, não importa a nacionalidade, não importa a fé, não importa nada.


“Mas como assim, Carlos?”


Imagina que metes a mão perto de uma chapa quente. Antes de encostares na chapa, sentes o instinto de tirares a tua mão dali. Podes usar o teu consciente para procurar lutar contra a vontade do inconsciente, mas é involuntário.


Quando um gatilho é disparado, ele gera uma ação. Da mesma forma que o calor em excesso provoca um desejo involuntário de nos afastarmos.


Vamos ver os mais usados?

Não é preciso usarmos todos em simultâneo!


Urgência
É normal procrastinarmos na hora de tomarmos uma decisão,
a não ser que a decisão precise de ser tomada com urgência. Por isso, um texto para além de chamar a atenção e manter os leitores até ao final pode também obriga-los a tomar uma decisão rápida para gerar a conversão.


Vamos ver alguns exemplos:

  • “Só hoje: 50% de desconto em todos os produtos!”
  • “Preços vão subir à meia-noite! Compra agora e poupa 100€!”
  • "Daqui a 24h o carrinho fecha durante tempo indeterminado!"


Algumas pessoas inventam uma falsa urgência. Apesar de ser um gatilho muito poderoso tem que ser uma urgência real, caso contrário pode gerar desconfiança e afastar clientes.


Especificidade
Qual dos títulos tem mais potencial?

Como emagrecer em 2 meses” ou “Como perder 10 Kg em até 8 semanas a fazer dieta e exercício em casa“?


É simples! Quanto mais específico, quanto mais detalhes mais força e credibilidade vai ter.

As pessoas tendem a confiar mais numa informação com mais detalhes específicos, cria uma sensação de autenticidade e transparência.


Mais um exemplo:

"Temos 2400 clientes satisfeitos" ou "Ajudamos 2430 pessoas a emagrecerem de forma saúdavel e definitiva no conforto da sua casa."


Detalhes especificos e concretos fazem toda a diferença.

Sem exagero e tudo tem que ser real.


Transformação
O que te trouxe até este artigo foi o interesse em saber mais sobre Copywriting e gatilhos mentais, certo?


Acontece exatamente a mesma coisa com todas as pessoas quando consomem um conteúdo, esperam que algo mude após a leitura.


Portanto, o texto precisa deixar claro desde o título que ele vai transformar a vida da pessoa.


Alguns exemplos:

  • "Aprende como podes tornar-te o profissional de marketing mais elogiado do mercado!"
  • "Aprende a vender infoprodutos no automático mesmo que não tenhas nenhum conhecimento!"
  • "5 passos para saíres do emprego em menos de 12 meses"


Antecipação

Este gatilho consiste em anteciparmos algo que vai acontecer, um evento, um lançamento de um produto ou até mesmo uma nossa funcionalidade numa app.


Os trailers dos filmes são um bom exemplo, ao terminarmos de ver ficamos ansiosos.

A Apple adora este gatilho quando vai lançar o novo Iphone.


Exclusividade

O que é o gatilho da exclusividade? É um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem para valorizares o teu produto e encantares os teus clientes.


É o gatilho mental responsável por fazer com que as pessoas sintam-se valorizadas ou especiais ao adquirirem, um produto ou serviço. Normalmente, é usado como uma estratégia de marketing para aumentar a procura, fidelizar clientes e até gerar um senso de lealdade com a marca.


Exemplos:

  • Edições limitadas: São, talvez, o exemplo mais comum dos gatilhos de exclusividade. Com elas, os teus clientes podem ter acesso a um produto único, o que aumenta o valor.
  • Condições especiais:As condições especiais para adquirirem, um produto ou um serviço também costumam mobilizar os clientes que já conhecem a tua marca. Isso porque dá a possibilidade de comprarem novamente de ti por um preço menor, por exemplo.
  • Grupos VIP: A partir deles, um número limitado de pessoas passa a ter acesso a informações privilegiadas.
  • Presentes e benefícios exclusivos, eis um fato:Todos nós adoramos ganhar um "mimo" quando compramos alguma coisa.


De acordo com Robert Cialdini, autor do livro As Armas da Persuasão, o comportamento humano é orientado por seis princípios psicológicos que levam a decisões quase automáticas. Os próximos gatilhos são exatamente esses princípios.


Reciprocidade
Os consumidores costumam retribuir o que recebem. Desta forma, quando uma marca gera valor para o cliente, há mais chances dele posteriormente querer realizar uma compra e manter um relacionamento com a loja, como uma forma de agradecimento.


Exemplos: E-books gratuitos, conteúdo de valor gratuito, amostras grátis.


Aprovação social
Este gatilho aponta que somos influenciados pelas decisões dos outros.


Quanto maior o número de pessoas que aprovam algo, maior a tentação de seguirmos o mesmo caminho.


Por isso, é comum usarmos depoimentos e comentários de clientes.


Afeição ou afinidade
As pessoas tendem a conectar-se mais facilmente com quem é parecido com elas, seja emocionalmente, historicamente ou por características e habilidades.


Autoridade
O ser humano tende a respeitar mais aqueles que considera ser superiores em determinado assunto.


Para transmitires credibilidade no texto, procura especializar-te no tema e usar referências de qualidade na tua escrita.


Compromisso e coerência
Quando alguém se compromete com algo, sente-se pressionado a cumprir o compromisso.


No texto, o princípio de compromisso e coerência é essencial para conquistarmos a confiança dos nossos leitores, pois ninguém gosta de textos falaciosos.


Resumindo, não prometas o que não podes cumprir, como soluções milagrosas. A coerência na escrita persuasiva significa criar um texto lógico, com ideias e conexões bem estruturadas.


Escassez
Temos uma tendência para valorizar aquilo que perdemos ou estamos prestes a perder.

Esse instinto pode ser explorado no texto para criar um sentimento de urgência.


Exemplos: Quantidade limite de um produto, vagas limitadas na mentoria.


Este gatilho é muito semelhante e por vezes confundido com o gatilho da urgência onde o foco principal é o tempo e aqui é a quantidade disponível.


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