Erros mais comuns de copywriting?

Quais são os erros mais comuns de Copywriting?


Cometer erros de Copywriting é mais comum do que se imaginas. Para evitar que passes por qualquer tipo de situação negativa, vamos listar os principais.


Deixar de rever o conteúdo
Ter domínio da língua portuguesa e escrever conteúdos coesos e coerentes são responsabilidades de um copywriter. Podes até considerar-te um profissional capacitado e imune a erros, mas não te enganes:
até os maiores especialistas deixam escapar algumas falhas, por mais pequenas que sejam.


A revisão do conteúdo serve para verificar se não existem erros de pontuação, concordância, repetição de palavras, entre outros.


Uma dica é esperar cerca de meia hora antes de fazer uma leitura mais crítica, pois os nossos olhos habituam-se ao material e podem deixar passar algum erro.


Para ajudar na revisão, investe em ferramentas e corretores online, ajuda imenso!


Conteúdo técnico demais
Outro erro frequente é acreditarmos que um bom conteúdo deve ser sempre um texto formal e técnico.


É exatamente o oposto!


Tudo depende do perfil do teu público e do contexto.


Há situações em que uma comunicação mais culta e formalizada é necessária, mas, nos últimos anos, as empresas têm apostado numa linguagem mais humana.


Por regra, devemos evitar usar gírias, mas é essencial explicar termos técnicos e esclarecer conceitos complicados, facilitando a leitura o máximo possível.


Assim, se o teu negócio é direcionado a executivos de instituições de ensino tradicionais ou empresas muito formais, por exemplo, provavelmente uma linguagem mais técnica contribuirá para agregar autoridade e confiabilidade.


Agora, se a tua empresa vende produtos de entretenimento para esses mesmos executivos, uma linguagem mais leve e espontânea funcionará melhor.


Exagerar nos benefícios do produto ou serviço
Lembra-te de que não deves fazer publicidade explícita e exagerada do teu produto ou serviço.


As pessoas não estão realmente interessadas no teu produto ou serviço, o que elas realmente procuram é uma transformação ou solução, e é nisso que os teus textos devem focar.


Ao longo da jornada do cliente, os teus conteúdos devem ser capazes de conquistar, fidelizar e converter, aproximando-os gradualmente da solução ideal que eles procuram, aquilo que pretendes vender.


Não cativar o leitores
Para perceberes o que realmente cativa os leitores, analisa sempre os resultados e faz testes.


Observa quais são as estratégias estão a dar resultados melhores, bem como os tipos de conteúdos que atingem um maior número de pessoas ou que geram mais partilhas e conversões.


O ideal é não te relaxares e achares que a estratégia escolhida vai funcionar para sempre. Assim como as tendências mudam ao longo do tempo, os teus leitores também vão apresentando novas necessidades, alterando também a forma como se sentem atraídos por um conteúdo.


Só usar clichês
O Copywriting não é algo recente, especialmente se falarmos de gatilhos mentais e persuasão.


Muitas estratégias tornaram-se populares e foram exploradas até ao limite pelo mundo, apesar de que em Portugal ainda é tudo novidade para a maioria das pessoas.


Isto significa que o público já percebe claramente que ideias como escassez, urgência e exclusividade são discursos de venda, pela minha experiência por aqui isso ainda não acontece muito, mas é o futuro.


Assim, em vez de funcionarem como escrita persuasiva, o efeito acaba por ser o contrário e afasta o leitor, então é preciso cuidado.


Benefícios exagerados
Fala dos benefícios sem hesitar, mas não exageres.


E nunca prometas algo que não vais entregar, ou comprometes todo o teu trabalho.

Ou seja, não prometas transformar o corpo do teu leitor (se fosses do nicho do emagrecimento) caso o teu produto não seja capaz de realizar essa transformação.


Afinal, depois da compra, chega o momento de satisfazer o cliente de forma racional, certo?


Além disso, promessas exageradas nunca vai ser Copywriting.

Vai ser sempre publicidade enganosa.


Como NÃO fazer Copywriting?
Uma copy negativa pode mesmo comprometer toda a estratégia de marketing.


Além disso, causa uma péssima impressão e prejudica a reputação da empresa (dependendo do caso, pode mesmo resultar em processos judiciais).


Vamos ver os principais elementos de uma copy negativa?!


Texto longo demais
Se falarmos sobre um texto educativo, um conteúdo muito longo pode até transmitir autoridade e esclarecer todas as dúvidas da pessoa sobre o assunto. Contudo, essa não é a melhor opção para uma copy,


Imagina que estás na fila do Continente e percebes que a pessoa da caixa fala muito com os clientes que passam. Se estiveres com pressa, provavelmente vais desistir daquela fila ou até mesmo da compra.


Quando o texto é curto demais, tende a fornecer informações superficiais sobre o produto ou serviço, impactando negativamente a conversão.


Por outro lado, um texto demasiado longo pode cansar o leitor, aumentando a taxa de rejeição da página. Por isso, evita as copys grandes demais.


CTAs que não fazem sentido com o texto
Os ganchos são muito importantes para mantermos os leitores interessados no texto. Por isso, os CTAs devem sempre confirmar o que está a ser dito.


Quando os leitores estão a ler e, de repente, surge um botão, sem nenhuma explicação, o resultado pode ser ignorarem completamente.


É necessário construir CTAs que façam sentido com a copy. Caso contrário, eles podem criar uma sensação horrível, como se estivesses a conversar com algum vendedor e, do nada, aparece alguém a pedir para passares o teu cartão de crédito.


Frases com duplo sentido
Isto pode ser um problema sério se provocar uma interpretação contraditória.


Foi isto que aconteceu com a Nivea, algures em 2017. A empresa sofreu uma grande crítica com a campanha abaixo:



Uma mulher de roupão branco com a seguinte mensagem “Branco é Pureza”. Gerou acusações de racismo, o resultado foi: retiraram o anúncio e emitiram um comunicado de desculpas.


Esse tipo de duplo sentido numa página de vendas, por exemplo, pode mesmo prejudicar gravemente as conversões.


Muito sentimental

As emoções são muito importantes, pois permitem gerar uma ligação emocional entre todos, aumentando assim a conexão.


É importante falarmos sobre problemas e dores, mas também convém transmitirmos afeto aos leitores.


Uma boa e leve narrativa que desperte sensações de medo, coragem ou empatia, por exemplo, tem mais hipóteses de sucesso.


No entanto, tudo deve ser feito com equilíbrio. Quando a copy é demasiado sentimental, pode soar estranha e confusa. O texto de Copywriting precisa de levar o leitor à ação e não de o fazer refletir sobre a vida ou despertar sentimentos contraditórios.


No final, isso prejudica a ação de venda e pode afastar o utilizador da sua jornada de compra.


Promessas exageradas

Como já referi, a ideia do Copywriting é persuadir os leitores, o que é muito diferente de manipular a sua decisão.


As copys exageradas prometem mais do que podem cumprir, pois, são mais generalizadas do que específicas.


Em resumo, elas não explicam com detalhes a entrega final do produto ou serviço e não se preocupam em atender às expectativas do cliente. Com isso, acabam por transmitir a ideia de que vai resolver todos os problemas do público.


Esse tipo de copy por vezes pode até ter uma taxa de conversão alta, mas traz sérios riscos para a marca. Caso o cliente se sinta enganado ou frustrado, vai partilhar tudo e prejudicar a reputação da empresa nas redes sociais.


Além disso, as chances de vender novamente para a mesma pessoa são praticamente nulas. Definitivamente, não vale a pena criar uma dor e uma necessidade apenas para vender uma solução milagrosa


Excesso de humor

Um pouco de humor pode criar momentos de descontração entre a marca e os leitores. A alegria é uma emoção que proporciona bem-estar e cria uma experiência positiva.


Mas também, o humor pode ter um impacto duplo. Enquanto alguns podem achar engraçado, outros podem odiar por considerar que vai contra os seus princípios.


Lembraste da polémica do especial de Natal do Porta dos Fundos?

Ironia, sarcasmo e conteúdos humorísticos semelhantes podem ser um tiro no pé na tua estratégia de Copywriting caso alguém se sinta ferido ou insultado.


Portanto, se decidires usar o humor, usa apenas algumas frases soltas no texto com um tom ligeiramente engraçado e familiar. Se tiveres dúvidas, é melhor não o utilizares.


Plágio modificado

Já sabemos que o plágio é Crime de Violação dos Direitos Autorais.


Se o leitor reconhecer a fonte original, além de prejudicar a conversão, poderá também causar impactos negativos para a marca.


Não existem problemas em usares textos e estudos de outras empresas, desde que sejam dados os créditos reforçando o posicionamento e a concordância.

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