Como desenvolver uma mentalidade empreendedora

O que é uma mentalidade empreendedora? Será que tens uma?


Empreender é a opção perfeita para ti se desejas atingir o sucesso sem dependeres das iniciativas ou decisões de um chefe ou, de uma empresa.


Podemos dizer que quando empreendemos o céu é o limite, já que um empresário pode chegar aonde quiser, desde que tenha uma mentalidade empreendedora e faça as escolhas de forma estratégica e inteligente ao longo do tempo claro.


Outro ponto bastante positivo é que para seres empreendedor, não precisas de formações especificas ou mesmo de experiência em alguma coisa. Até porque existem donos de negócios com os mais variados perfis e históricos profissionais.


Agora, se estás a pensar empreender precisas de saber que existem algumas características, habilidades e comportamentos em comum entre empresários/empreendedores de sucesso.


Um grande desafio em perceber e desenvolver uma mentalidade empreendedora está no fato de que essa mentalidade reúne aspetos que não são aparentes, estou a falar de posturas, pensamentos e claro, atitudes.


A boa notícia é que, mesmo que não tenhas essa mentalidade, ela pode ser desenvolvida com a prática diária (eu comecei há 9 anos). Então, vamos ver o que podes fazer?


O que é uma mentalidade empreendedora?


Alguma vez pensaste, realmente qual é a diferença entre um empresário de sucesso e uma "pessoa normal"? Será que trabalhas numa empresa, mas desejas empreender e não sabes por onde começar? Vamos ver?


Antes de adotares qualquer iniciativa deves conhecer o conceito de mentalidade empreendedora e quais são as suas características.


Quando falamos de uma mentalidade empreendedora estamos a falar sobre habilidades de iniciativa e tomada de decisões. É uma mente voltada para a estratégia, para a capacidade de ver oportunidades e fazer o melhor uso possível delas.


O empreendedor precisa ter a noção dos riscos aos quais vai estar exposto para atingir os seus objetivos. O modo de pensar, analisar, ponderar e tomar decisões deve contemplar a análise e consciência em relação a riscos e oportunidades.


De modo geral, um empreender vai à procura de movimento constante, consegue ver além dos problemas e consegue perceber as oportunidades que aparecem.


Quais são as características de uma mentalidade empreendedora?


Como já deves saber, uma pessoa com uma mentalidade empreendedora reúne características e habilidades como a motivação, criatividade e claro resiliência.


Um empreendedor precisa ser alguém com um alto grau de confiança, que fica calmo mesmo quando enfrenta dificuldades e tem consciência das suas escolhas, assumindo assim total responsabilidade pelos seus erros.


Um empreendedor de sucesso nunca vai meter a culpa em outra pessoa pelas dificuldades ou problemas que aparecem.

Vamos ver algumas das principais características e como desenvolver uma mentalidade empreendedora?


Uma visão estratégica


Imagina que tens a habilidade para produzires doces, por isso, os teus amigos começaram a fazer-te comendas. As pessoas elogiavam os teus produtos e os pedidos iam acontecendo de forma natural.


Notaste uma oportunidade, decidiste empreender na área e esse foi o início da tua visão estratégica. Depois a situação passou a ser outra.


Como líder do negócio, precisas de preocupar-te com outros assuntos, vendas, entregas, compras de ingredientes, finanças entre outros detalhes.


Resultado? Agora é preciso pensar como um empresário e não apenas como um profissional de confeitaria.


Agora és um líder com uma mentalidade empreendedora, crias metas para cada área do teu negócio, sempre com atenção a todas as variáveis possíveis.

Desta forma, a visão estratégica permite que identifiques os pontos de melhoria para potencializares aquilo que já está a dar certo. Em vez de olhares apenas para um ponto, vais olhar para o plano todo.


Raciocínio prático


Empreender vai exigir que estudes, pesquises, tenhas ideias e claro que reflitas a respeito de tudo o que está à volta do teu negócio.


Uma mentalidade empreendedora deve incluir um raciocínio prático para resolver questões de maneira eficiente e isso significa que, dia após dia, é preciso dividir as metas e tarefas em ações mais pequenas, para conseguir encontrar as atividades que podem ser feitas no momento.


Esse raciocínio prático ajuda também a deixares o teu planeamento muito mais eficaz e objetivo, facilitando assim a tomada de decisões e a concretização dos objetivos definidos.

Com isto, entra também a coragem e o realismo, porque as tuas ações vão ser baseadas numa lógica funcional e simples.


Disciplina


O que seria um empreendedor/empresário sem disciplina não é verdade? Ela é indispensável, porque um empreendimento nunca vai alcançar grandes objetivos da noite para o dia.


Quem empreende percebe logo que existem altos e baixos. Claro que há dias de conquistas importantes, mas vai sempre haver dias em que nem tudo corre como esperado.


Por isso, a disposição de dares sempre o teu melhor e seres persistente é fundamental aqui. É preciso existir comprometimento para alcançares os teus objetivos.


E claro, a disciplina tem também tudo a ver com organização. Um empreendedor disciplinado consegue não só classificar e ordenar as tarefas e pedidos como também gerir o seu tempo e energia para que essas ações sejam cumpridas no tempo previsto.


A disciplina inspira também possíveis parceiros ou mesmo colaboradores a procurarem a excelência nas suas funções, criando assim um círculo virtuoso.


Capacidade de decisão


Liderar é uma característica essencial e isso implica tomar decisões. Portanto, a capacidade de fazer escolhas constantemente é um dos principais aspetos de um bom empresário.


Basta ver a rotina de qualquer negócio para perceber que a necessidade da tomada de decisões é algo frequente. Normalmente é preciso fazer muitas escolhas no dia a dia, priorizar investimentos, escolher fornecedores, gerir pessoas de acordo com as funções necessárias, entre outras.


Não é à toa que muitos empreendedores chegam ao final do dia com a cabeça exausta. São muitos assuntos que exigem responsabilidade, por isso, a capacidade de decisão deve se tornar um hábito para que, aos poucos, tudo fique mais leve.


Realismo corajoso


Ainda existem dúvidas de que é preciso coragem para empreender? Sem isso ninguém sairia de um emprego para criar o seu próprio negócio, correto?


Agora, existe um problema aqui. É preciso muito, mas mesmo muito cuidado para não confundir coragem com irresponsabilidade.


Um empreendedor precisa pesquisar e reunir o máximo de informações para planear o seu futuro e o futuro do seu negócio de forma realista. É preciso avaliar o cenário, os clientes, os preços, entre outros.


Uma pessoa com uma mentalidade empreendedora consegue ser corajosa e realista em simultâneo, avaliando os detalhes das situações para não correr riscos desnecessários.


Com isto, claro que nunca haverá um cenário 100% seguro, o empreendedor age com coragem, superando todos os obstáculos que vão aparecendo ao longo do tempo.


Quais são os 3 principais comportamentos dos empreendedores?


Caracteristícas de realização


Em relação às características de realização temos a capacidade de procurar oportunidades e iniciativa, persistência, capacidade de correr riscos calculados, comprometimento e ser exigente em relação à qualidade e eficiência.


Procurar oportunidades e ter iniciativa - Pessoas com uma mentalidade empreendedora procuram oportunidades e tomam iniciativas para transformar essas oportunidades em negócios. Assim, elas têm proatividade, antecipando necessidades, e sabem usar situações incomuns para o seu crescimento.


Persistência - Os empreendedores de sucesso não desistem diante os obstáculos, pois conseguem reavaliar e mudar o seu plano para superar essas dificuldades e esforçam-se além da média quando querem atingir os seus objetivos.


Capacidade para calcular riscos - Os empreendedores de sucesso têm a capacidade de enfrentar com calma os riscos, assumindo assim todos os desafios que se apresentam. Avaliam alternativas antes de tomar decisões, procuram meios de reduzir o risco e aceitam desafios que têm hipóteses de sucesso.


Comprometimento - É uma das habilidades-chave do empreendedor de sucesso. Normalmente, é uma pessoa que assume as suas promessas e que se compromete com elas, independentemente do tamanho da responsabilidade.


Dessa forma, trás para si a responsabilidade sobre o sucesso e sobre o fracasso, atua em conjunto com toda a equipa e valoriza o relacionamento com os seus clientes.


Exigir eficiência e qualidade - Esta qualidade está relacionada com a disposição para fazer sempre o melhor. O empreendedor está sempre a trabalhar para uma melhoria contínua do seu negócio, desenvolvendo e melhorando os produtos, deixando os seus clientes satisfeitos e faz o estabelecimento de processos para cumprir prazos e conseguir garantir a qualidade.


Características de planeamento


Este conjunto de características estão ligadas diretamente ao planeamento e por aqui temos a procura de informações, planeamento e definição de metas. Vamos ver?

Procura de informações - Uma mentalidade empreendedora está sempre a procurar informações sobre a concorrência, clientes, fornecedores e sobre o seu próprio negócio.


Definição de metas - Estabelecer metas, mais uma característica importante de quem empreende. Desta forma, o empreendedor persegue os seus objetivos, tem uma visão a curto, médio e longo prazo e por fim, estabelece objetivos realistas.


Planeamento - Um empreendedor de sucesso sabe organizar as suas tarefas de forma objetiva e com os prazos bem definidos. Acompanha os indicadores financeiros, planeia e divide as grandes tarefas em várias tarefas menores, dando uma revisão constante nos seus planos e mantendo um registo das informações para reavaliar os resultados e reestruturar as suas metas sempre que necessário.


Características de poder


Por último, vamos ver a capacidade de liderar e influenciar pessoas?


Persuasão e contactos - Um empreendedor de sucesso sabe influenciar pessoas e desta forma criar uma rede de contactos estratégica, com relacionamentos a nível comercial que ajudam a atingir os objetivos definidos.


Autoconfiança e independência - O líder desenvolve autonomia para agir com confiança de que vai alcançar os melhores resultados possíveis.


Não posso deixar de referir a habilidade de manter uma visão otimista e focada, mesmo quando as coisas correm mal. A confiança e autonomia fazem toda a diferença no sucesso profissional.


Como criar uma mente empreendedora?


Ao colocares em prática o desenvolvimento das habilidades anteriores, é possível criares uma mente empreendedora ao longo do tempo, essas habilidades precisam ser desenvolvidas com foco em resultados.


Pensa para ti, já tens uma mentalidade empreendedora ou ainda precisas de a construir? O importante aqui é querer, caso contrário não vai. Se ainda não existe, vai existir mais posts sobre o assunto para ajudar-te a evoluir como empreendedor(a).

Se gostaste partilha com um amigo(a).

Se gostaste deste post partilha com 1 amigo

Aceitas fazer parte deste projeto?

Apenas os posts mais importantes são enviados para o teu email. Recebe o meu plano gratuito para saíres do emprego de forma confortável e segura.